
' Um bom CURRICULO
O curriculo é sempre importante para qualquer situação, visando uma colocação no mercado de trabalho ou para dar prosseguimento à carreira acadêmica.
Porém, em determinadas circunstâncias, um bom curriculo torna-se essencial, como nos casos onde a concorrência é grande ou quando não existe um foco profissional bem definido.
O curriculo é o documento profissional mais importante, tanto no encaminhamento direto (em mãos, por indicação ou direcionado a uma determinada vaga) quanto no indireto (envio indiscriminado, independente se tem vagas ou não).
Pense no seu currículo como um cartão de visitas, com a função de apresentar você a uma empresa. Ele deve mostrar seu histórico profissional com informações resumidas e comprovadas.
O currículo deve ter seus contatos e informações sobre seu nível de escolaridade e experiência profissional (se houver).
Regras básicas para fazer um bom currículo:
- Resuma todas as informações em uma, duas ou, no máximo estourando, três páginas (mais é sempre bom ter uma só). Imprima sempre em folhas brancas, para não prejudicar a leitura.
- Faça seu currículo graficamente organizado e atraente; não use letras coloridas, pouco legíveis ou muito pequenas. Para destacar uma palavra, use caixa alta, negrito ou sublinhado.
- Sua pretensão salarial ou sua última remuneração só deve constar no currículo se o anúncio da vaga exigir. Caso contrário, deixe para falar na entrevista.
- Só envie fotografias em casos muito especiais, quando o anúncio exigir. Se este for o caso, escolha uma boa fotografia do seu rosto e coloque na primeira página, no canto superior direito.
- Colocar a data em que ele foi feito é opcional; pode ser interessante se você for deixá-lo num banco de dados.
O curriculo em si (somente ele), não conquista uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho.
Mas ele pode fazer com que você perca chances, possuindo ou não experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário